miércoles, 29 de marzo de 2017

Conferências XV EJIP: Carlos Marques da Silva (PT)

"O SW da Ibéria no centro da Biogeografia dos Gastrópodes Atlanto-Mediterrânicos Neogénicos: Uma breve Síntese"
por Carlos Marques da Silva
Conferência do XV EJIP, 21 de Abril 2017
No Mini Auditório Teatro-Cine (Pombal)


Ora bem, deixemo-nos de rodeios: é uma palestra sobre búzios! Não há como contornar este facto. Não se pode dizer que o tema é Pow! Pow! Pow! E se pensam que a coisa não podia piorar, lei de Murphy meus senhores, são actuais pliocénicos.  Qual é a vantagem deste tema tão excitante? É que a partir daqui será sempre a subir, já ninguém tinha expectativas, já todos estavam enterrados nas cadeiras a pôr as suas vidas em perspetiva por serem plateia deste tema.

Mas calma, nem tudo é mau! Quem a vai apresentar é o Carlos Marques da Silva. Ele podia até vir falar da importância da escolha de agulhas de bambu para fazer tricô ou discutir o número de árvores afetadas pelo escaravelho da palmeira nos últimos anos, que iria valer a pena!


Carlos Marques da Silva é um Paleontólogo diplomado em Geologia com especialização em Paleontologia pela Universidade Estatal de Moscovo, M.V. Lomonosov (1986) e doutorado em Paleontologia pela Universidade de Lisboa (2002). A sua principal área de investigação é a Paleozoologia de Moluscos Gastrópodes Neogénicos da região Atlanto-Mediterrânica, em particular a sua Paleoecologia e Paleobiogeografia. Portanto, o mais interessante que faz é mesmo orientar uma tese de trilobites do Ordovícico. Tem particular apreço pela divulgação científica da Paleontologia e da geodiversidade. Ao longo da sua carreira, integrado em equipas de investigação nacionais e internacionais, para além de Portugal continental, já realizou trabalho de campo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na Ucrânia (Crimeia) e na Rússia (Daguestão), em Espanha (Andaluzia e Canárias), em Cabo Verde, na República Dominicana, em Marrocos, na Turquia, no Panamá, no México, na Venezuela e até na Margem Sul (Almada). 

É co-autor de mais de uma centena de novas espécies de moluscos mio-pliocénicos e actuais (pleonasmo) de Portugal, Espanha, Turquia, Venezuela, República Dominicana e Panamá. Participou em cerca de 60 congressos e reuniões científicas nacionais e no estrangeiro, onde apresentou ou foi co-autor de mais de 80 comunicações. É autor e co-autor de centena e meia de artigos científicos, publicados em revistas da especialidade nacionais e internacionais, e só não é de mais porque consome muito tempo a preparar ao detalhe as apresentações que faz. Por isso, apareçam, garantimos que vai valer muito a pena e que vão sair de lá envergonhados por terem gostado tanto de uma palestra de gastrópodes! 

“Fui à praia/apanhei um búzio/cheguei a casa/não sei onde púzio”.

Alguns vídeos do autor em ação:



ou


Algumas publicações recentes:

No hay comentarios:

Publicar un comentario